Máscara capilar: para que serve e como usar

Compartilhe essa postagem

Índice da postagem

O universo do haircare vai muito além da famosa dupla dinâmica formada por shampoo e condicionador. Séruns, leave-ins, finalizadores, loções, tônicos e etc. A lista é longa e cada produto possui uma finalidade específica na rotina de tratamentos e cuidados com os cabelos. 

Dentre esses, as máscaras capilares são o destaque no mercado atual. Elas oferecem um cuidado reforçado com os fios e trazem resultados poderosos, especialmente para quem adotou um cronograma capilar incluindo ações de hidratação, nutrição e reconstrução dos cabelos.

Por isso, já está na hora de você entender tudo sobre o assunto: o que é a máscara de tratamento para o cabelo, quais são as máscaras de tratamento capilar, qual é a melhor máscara e muito mais!

Vem com a gente!

O que é máscara de tratamento para cabelo?

A máscara capilar é um tratamento profundo para os cabelos, especialmente aqueles mais danificados e ressecados. Ela age nos fios trazendo mais força e proteção, além de outros benefícios. Esse produto forma uma camada protetora, evitando que os fios estejam vulneráveis à ação de eventuais agressões do dia a dia – sol, chapinha, secador, procedimentos químicos, entre outros. E tem mais: se na parte externa do folículo capilar a máscara cria uma barreira protetora, por dentro ela trabalha oferecendo mais hidratação e nutrição, restaurando as fibras.

Ou seja: a máscara capilar é um cosmético de ação intensa, que atua como um poderoso aliado na batalha por cabelos cada vez mais bonitos e saudáveis.

Qual o jeito certo de usar máscara capilar?

O que nem todo mundo sabe é que a máscara capilar não deve ser utilizada diariamente. Ela é um cosmético de ação mais poderosa e profunda, e só deve ser aplicada seguindo um intervalo cuidadoso de aplicações.

O consenso geral é que a máscara capilar seria parecida com um condicionador turbinado, mas, na verdade, existem algumas diferenças na ação de cada um. O condicionador é mais leve, e finaliza o trabalho do shampoo – que tende a abrir as cutículas – gerando uma hidratação externa nos fios, que ficam sem nós e macios para pentear. Já a máscara é mais concentrada, e age hidratando por dentro e por fora, e também criando uma proteção na fibra capilar que dura mais tempo, selando as cutículas. 

Ou seja, ambos os produtos atuam de forma mais ou menos parecidas, porém com intensidades diferentes. Por isso, o condicionador é mais indicado para o uso diário, e a máscara capilar deve ser aplicada seguindo um cronograma capilar, nos dias certos, para trazer os melhores resultados.

Cronograma Capilar

Falando nele, o cronograma capilar é fundamental para quem está buscando cabelos saudáveis e com aquele visual caprichado. Ele cria uma rotina organizada de cuidados especiais com seus fios, em intervalos na semana, que vai cuidando com carinho das madeixas e trazendo resultados visíveis para os cabelos. 

Existe um cronograma capilar para cada tipo de cabelo, e para cada necessidade – desde quem apenas sente o desejo de um cuidado extra até quem está enfrentando a desafiadora fase da transição capilar. E você nem precisa ir longe para entender tudo sobre o assunto: aqui no nosso blog tem um conteúdo completíssimo sobre o cronograma capilar!

De forma resumida, o cronograma capilar se divide em 3 etapas básicas de tratamento: hidratação, nutrição e reconstrução (ou restauração). Essas ações são intercaladas, e se repetem com maior ou menor intensidade de acordo com a necessidade e perfil de cada cabelo. Nesse cenário, a máscara capilar aparece como um elemento importantíssimo dessa rotina: é ela quem vai agir nessas etapas, com toda sua intensidade, para hidratar, nutrir e regenerar os cabelos sofridos.

Como escolher uma máscara de hidratação para os cabelos?

Existem máscaras capilares que agem especificamente em certas etapas do cronograma capilar. Por exemplo, as máscaras de hidratação capilar, máscaras de nutrição capilar, entre outras. Nesse caso, o importante em sua escolha é ter certeza que está utilizando o tipo de máscara que melhor atende às necessidades do seu cabelo e da etapa do tratamento.

Cabelos cacheados, por exemplo, sofrem bastante com ressecamento e quebra, já que sua estrutura, cheia de curvas, dificulta que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas dos fios. Nesse caso, uma máscara de hidratação capilar é fundamental como integrante do cronograma.

Compartilhe essa postagem
Recomendamos para você
Receba as nossas atualizações

Se inscreva para receber nossas atualizações e promoções em primeira mão

Menu

Usamos cookies para melhorar sua navegação, exibir conteúdo personalizado e analisar o tráfego. Ao clicar em “Prosseguir”, você concorda com o uso de cookies.

Fale conosco

Buscamos sempre a melhor forma de atender o nosso cliente, por isso possuimos um dos melhores atendimentos do mercado. :)

Fale agora por Whatsapp

O nosso atendimento funciona de segunda a sexta-feira das 09:00 às 17:00